sexta-feira, 10 de julho de 2015

Santa arrogância de todos os dias!

Todos nós já ouvimos de alguém aquela velha frase "você sabe com quem está falando?!", tem também aquela "você sabe quem sou eu?!", ahhh lembrei de mais uma "você não sabe com quem está mexendo!!!", como se estivéssemos falando com alguma autoridade do mais alto escalão ou um grande Rei estilo "Alexandre O Grande"...
Mas com quem é que estou falando???
A verdade é que se pararmos para ver bem com quem falamos, geralmente são pessoas comuns que de repente por estarem em um cargo no trabalho um pouquinho mais privilegiado do que o nosso, ou então uma posição financeira mais avantajada, ou ainda um nível intelectual levemente superior se sentem no direito de falarem com arrogância com outra pessoa.
Já dizia Nicolau Maquiavel "Dê poder a um homem e verás quem ele é..." , é mais pura verdade!!! Já repararam como algumas pessoas gostam de se sentir superiores as outras quando ganham alguma promoção. 
Mas a arrogância não está presente apenas em situações como as que falei acima, já vi por exemplo situação, onde uma pessoa que durante sua vida pertencia ao grupo dos "quetinhos", e de repente foi integrada ao grupo dos "populares" e hoje se acha superior as pessoas do grupo que pertencia anteriormente a tal ponto de fazer piadas referente ao comportamento tímido das pessoas com quem convivia... Lamentável!
Outro dia, uma pessoa que com muita dedicação aos estudos, conseguiu passar em um bom concurso público. Parabéns pelo cargo merecido! Mas, de humilde estudante esforçado, a pessoa acabou tornando-se um arrogante funcionário público que se sente melhor do que os próprios membros de sua família, muitas vezes ofendendo aqueles que durante a vida se esforçaram para garantir que ele conseguisse estudar... Vergonhoso!
Não sei o que me fez escrever sobre arrogância, faz alguns dias que essas coisas não me saem da cabeça, não sei se é porque não entendo o comportamento de algumas pessoas, ou se é porque no fundo sinto pena delas. Todos nós temos nossos momentos de auto defesa, o que leva as pessoas de fora muitas vezes ver nossos comportamentos ou atitudes como arrogância. Mas precisamos saber a hora de parar, temos a obrigação de nos retratar e se for preciso pedir perdão para quem acabamos sendo indelicados!
Acho que quando vencemos nossos próprios obstáculos, ou conquistamos algo que almejávamos demais, somos dignos de orgulho de nós mesmos. Mas, que esse orgulho não venha carregado de arrogância e superioridade com as pessoas que convivem conosco! 
O gordinho conseguiu enfim emagrecer, parabéns pela força diária de conseguir vencer a vontade absurda de comer mais um pouquinho... O estudioso passou enfim no concurso que irá ser o marco de sua vida, parabéns pela dedicação de noites de estudo nos finais de semana... O tímido rompeu a barreira da insegurança e conseguiu ingressar no grupo social que sonhava, parabéns agora você vai ver o mundo de uma outra forma, e muitas vezes sentirá saudades da forma que via antes...
A verdade é que a vida é feita de degraus, precisamos aprender a subir, mas sem se esquecer que a humildade é fundamental, já que durante essa subida, teremos que voltar ao início inúmeras vezes.
Deixemos de lado a "santa arrogância de todos os dias" e sejamos mais um humilde por favor, a sociedade agradece!!!

Beijo no coração 

Aninha Santos