segunda-feira, 29 de junho de 2015

Desqualificar o outro não faz ninguém melhor do que ninguém!

Todos nós temos nosso lado bom e também o lado ruim. Mas o que preocupa é como as pessoas tendem a valorizar mais seu lado ruim, do que elevar seu lado bom. A maldade das pessoas, seja nas ações ou nas palavras tem sido feitas com tanta frequência nos nossos meios sociais, que acabamos por aceitar e ver com naturalidade certos comentários "maldosos"e muitas vezes infundados!!!
Quando diz "vigiai e orai", é para todos nós vigiarmos nossos pensamentos, já que tendemos por natureza sempre para o lado negativo. E orar, pois é através da oração que nos livramos desses pensamentos. É como se nos limpássemos de toda maldade que nós mesmos criamos em nossas mentes.
Vemos a maldade das pessoas na forma em que elas julgam tudo e todos ao seu redor. Essa mania feia de olhar algo e ao invés de parabenizar o grande feito, procurar o defeito para poder criticar. 
Criticar com maldade é como se a pessoa que critica desmerecesse o criticado a ponto de se sentir superior a ele, e sinceramente ao meu ver é bem isso que ocorre. Pessoas que precisam se auto afirmar o tempo inteiro, ou com problemas de auto estima se sentem melhores quando elevam o defeito (ou, o que eles julgam defeito, mesmo sem ser) de uma outra pessoa.
Recentemente um famoso cantor de música sertaneja morreu em um acidente de carro, ao mesmo tempo que milhares de pessoas demonstravam profunda tristeza com o ocorrido outras criticavam o "luto" alheio com críticas maldosas e piadas de humor negro.
Outro fato que ocorreu foi a divisão das opiniões referente a legalização do casamento homossexual nos EUA, onde uma rede social criou um aplicativo para colorir as fotos do perfil em sensibilidade a causa. Muitas pessoas aderiram, outras não, mas o que chamou a atenção foi o número de pessoas que criticaram quem aderiu e pior, compararam a causa com problemas sociais, onde mostravam crianças que passam fome em regiões de miséria do planeta. Como se desmerecer uma causa chamando a atenção para uma outra fosse de alguma valia! 
Claro que eu iria me expressar aqui, já que ocorreu algo comigo também... Postei uma foto com um grande amigo meu de anos em uma das minhas redes sociais (amigo esse que jamais me beneficiou financeiramente em qualquer coisa!). Na foto estamos um ao lado do outro e atrás o carro dele, que por sinal é um carro importado. Meus amigos íntimos como sempre, fizeram muitas brincadeiras comigo (não por causa do carro e sim por postar a foto ao lado de um homem, eles sempre fazem isso na "zoação"). Mas o que chamou minha atenção foi o comentário de pessoas que nem me conhecem pessoalmente, fazendo referência ao fato de eu estar posando ao lado de um homem simplesmente porque ele é rico e tem um carro importado (sonho inclusive da maioria das pessoas que criticam). Desqualificar uma pessoa simplesmente por ela ser abastada não faz de ninguém melhor! É como se os anos de amizade, os milhões de conselhos e momentos agradáveis não valessem de nada, já que os "críticos" maldosos de plantão, exaltam o fato da pessoa possuir um bem de grande valor e diminuem a grande importância que a pessoa tem na vida de quem a conhece!!! 
Pessoas são pessoas, "quase" iguais... Quase porque a diferença de um rico para o pobre é o dinheiro, do mesmo jeito que a diferença de uma pessoa magra para uma gorda é o corpo... 
O que torna uma pessoa diferente da outra é a educação! Os bons modos... A empatia... Qualidades essas que não precisa de dinheiro para possuir, precisa de caráter!!!
Um julgador não é melhor que o outro simplesmente porque se considera sincero (sinceridade essa bem questionável, já que na maioria das vezes o que prevalece é a maldade dos comentários que não agregam!). Na minha opinião, um julgador é bem inferior a maioria das pessoas, já que o que prevalece é a arrogância de pensar ser tão melhor e "maior", ao ponto de julgar tudo e todos a sua volta sem nem mesmo conhecer!!!!
Existem pessoas maravilhosas em todas as classes sociais, assim como existem pessoas "maldosas" de tal forma que não merecem nem nossa atenção e muito menos nossa consideração... Não deixe a inveja e a ignorância dominar sua personalidade fazendo com que você se transforme em uma pessoa amarga e julgadora!!! Antes de falar de uma outra pessoa, procure saber se você no mínimo tem "moral" para falar de alguém.... 
Ao meu ver, todos nós, feitos de carne, osso e emoções, temos virtudes e defeitos e com isso não temos o direito de julgar ou falar mal de quem quer que seja!!!! Cuidar da própria vida e do próprio comportamento ainda é a melhor forma de viver bem consigo mesmo e em sociedade!!!!
Desqualificar o outro não faz ninguém melhor do que ninguém!!!! Então, trabalhe diariamente para se tornar uma pessoa melhor a cada dia!!!


Beijo no coração 

Aninha Santos