quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Uma reflexão sobre flexibilidade...

 “Nada na terra é mais suave e complacente do que a água, porém nada é mais forte. Quando ela se defronta com uma muralha de pedra, a suavidade supera a dureza; o poder da água prevalece.” Lao-Tsé


"A água utiliza a “passividade dinâmica”. Desliza obedecendo ao curso natural, da nascente à foz, contorna os obstáculos e evita os confrontos, não gastando de forma inútil suas energias. No entanto, apesar de frágil e maleável, às vezes é muito forte e resistente.
Aquele que tem o hábito da reflexão e se coloca num profundo silêncio interior, sabe encontrar o fluxo divino, quer dizer, o momento de agir e o de não agir. Tem habilidade suficiente para reconhecer a hora certa de se lançar ou não nas ocorrências diárias.
A “passividade dinâmica” é uma forma de restabelecer a harmonia com o poder oculto que organiza e movimenta todo o reino interno e externo, uma maneira de transcender os padrões sociais e intelectuais preestabelecidos pelo egoísmo pretensioso, que constantemente viola a ordem natural que rege o microcosmo e o macrocosmo.
Não devemos nos opor propositadamente às energias à nossa volta, mas fluir com elas, pois é na suavidade e flexibilidade do rodear das águas – na “passividade dinâmica” – que venceremos a “dureza das pedras da existência humana”. (Um modo de entender, uma nova forma de viver. Francisco do Espírito Santo Neto por Hammed)"
Ontem ao assistir “Mentes que Brilham”, em uma determinada parte do filme, o jovem personagem Freddy, protagonista do filme que interpreta uma criança super dotada, cita para sua mãe, “que os sábios se adaptam ao mundo, enquanto os tolos querem que o mundo se adapte a eles”.
A flexibilidade deve estar presente em todos os campos de nossas vidas, seja em nossos relacionamentos afetivos, em nosso trabalho, em nossa família, enfim, ser flexível, não significa ser passivo de forma negativa, muito pelo contrário, é saber utilizar sua inteligência de forma mais eficaz ao seus favor e a do outro de uma certa forma, já que empregar energias desnecessárias pode promover conflitos que não os levaram a lugar algum.
Mudar é preciso sempre, as mudanças são um ciclo natural da vida, deve-se contudo, esforçar-se em promover mudanças positivas em todas as áreas de nossas vidas, afinal de contas, quer as pessoas queiram ou não, o fato é que tudo sempre estará mudando em nossa volta, daí temos duas escolhas, onde podemos nos adaptar as mudanças, ou sofrer com elas.
Vemos claramente o caso de profissionais extremamente competentes em suas áreas, geralmente são pessoas que apresentam os perfis parecidos, como por exemplo a “mente aberta” para novos conhecimentos, novas idéias, geralmente não são pessoas tradicionalistas, jamais se prendem de forma radical a determinadas idéias e ainda conseguem ver oportunidades nas dificuldades, tudo porque são pessoas flexíveis, que conseguem se adaptar facilmente as mudanças que de tempos em tempos são impostas não só a eles, mas é uma característica comum em nossa sociedade cada dia mais dinâmica.


Um poema para refletir
Mudanças

Quando as pessoas mudam
elas crescem
evoluem
amadurecem!

As pessoas amam
algumas por instinto
outras simplesmente
porque é o destino..

Você sabe que amar é se entregar
sabe o que é sentir ciúmes,
mas não sabe contralar seus impulsos.

Sabe caminhar sozinho
mas não consegue viver sem um abraço
sem um beijo,sem um carinho
Ou simplesmente sem alguém ao seu lado.

Sabe, já tentei não chorar
já tentei não demonstrar
quis ao menos não respirar
Mas sempre que via você passar..

Meu coração tremia
Minhas pernas ficavam bambas
Mas sabe o que restou de tudo isso:
- NADA!

Mas com toas as pessoas isso acontece
De um geito ou de outro
Algumas sofrem mais que as outras
Algumas nem sentem como foi viver aquele momento!


Há se as pessoas soubessem
como é caminhar na escuridão
viver todo dia sem emoção
se escutar as batidas do seu próprio coração!

Sem uma alma pra conversar
sem ninguém pra desabafar e te apoiar
sem ninguém..

Mas um dia descubrimos
que existe sempre um alguém
que nos completa
e nos domina.

Um alguém capaz de nos enxergar
e nos amar como somos
de ver na gente o que ninguém foi capaz de conhecer
Mas um dia elas aprendem

Todos nós chegamos a essa conclusão
quando parados frente á frente com a nossa mente
E nos perguntamos e é aí que vêm a resposta mais sincera
O pedido mais especial!

Aquele que nos diz que tá na hora,
na hora de abrirmos os nossos corações
para as emoções que a vida nos proporciona!

Amanha todos nós saberemos
Que o amor sempre esteve ali
Que a paixão sempre reinou
E que a ilusão não sobreviveu!
Autora Dâmaris nunes Rodrigues






       Com isso, afirmo, reafirmo, e ainda, acredito, que todos nós devemos mudar sempre, que todos nós podemos mudar sempre, basta, vermos necessidade de mudanças, não só para evoluirmos como pessoas, mas principalmente para acompanhar os ciclos que a vida nos impõem diariamente, devemos ser a mudança que queremos ver, devemos fazer a mudança necessaria para sobreviver!!!!


Sejam Felizes

Aninha Santos