sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Você depende da opinião alheia????????

Por que algumas pessoas não seguem a opinião da maioria?


 

    A sabedoria das multidões pode fazer com que você se sinta mais esperto. Segundo um novo estudo, muitas vezes as pessoas tornam-se mais confiantes em suas crenças quando descobrem que a maioria das pessoas não concorda com elas.
    Segundo os pesquisadores, pode ser que você se sinta orgulhoso por ser capaz de refutar, em sua própria mente, uma opinião que a maioria das pessoas aceitou. Quando isso acontece, as pessoas têm duas vezes mais certeza de que estavam certas.
    Pesquisas anteriores já haviam mostrado que a opinião majoritária tem uma influência maior sobre as pessoas quando elas consideram as questões não tão importantes para elas ou quando são questões que elas não querem gastar muito esforço pensando. Segundo os pesquisadores, isso se deve ao fato de que se uma decisão não é importante, muitas vezes parece mais fácil apenas concordar com o que todo mundo está pensando.
    No entanto, os estudos anteriores se concentraram em situações em que as pessoas descobriram a opinião da maioria antes de terem pensado bem sobre a questão. O novo estudo testou um cenário no qual os participantes puderam refletir sobre a questão antes de ouvir a opinião popular.
   Segundo os investigadores, as pessoas podem estar pensando que, se são capazes encontrar falhas em uma posição que a maioria das pessoas acredita, então seus pensamentos devem ser realmente bons.
   Os resultados sugerem como uma pessoa ou organização pode revelar estrategicamente a opinião da maioria ou minoria para obter o máximo efeito persuasivo.
   Se você sente que tem um argumento fraco, é melhor sugerir logo que muita gente apóia o seu problema, antes de explicar seu caso. Antes das pessoas terem a oportunidade de refletir sobre a decisão, vão apenas “seguir a multidão.”
   Se você disser às pessoas que têm o apoio da maioria depois de passar argumentos fracos, de acordo com as novas descobertas, será tarde demais – às pessoas vão ficar mais confiantes nos pensamentos negativos que os argumentos geraram.
   Mas para aqueles com um forte argumento, é melhor explicar a causa antes de revelar um amplo apoio para sua proposta, pois dá às pessoas a confiança em seus próprios pensamentos positivos. [LiveScience]



   Bom, segundo o estudo acima, muitas pessoas precisam da opinião olheia  para saberem que estão certas de seus conceitos, mesmo quando as opiniões são contrárias aos seus ideais...
   Porém, o que vemos diariamente, em nossas relações de amizades, ocorre um pouco o oposto, já que além dos "conselhos" diários de muitas pessoas com idéias diferentes das nossas, ainda temos de enfrentar "pessoas" aconselhando até demais sobre a vida alheia...
   Recentemente, em conversa com grande amiga minha, ela me contou o que ocorreu em sua vida em pouco tempo apenas com a sua mudança de conduta em relação a este tipo de ação. Contarei brevemente o fato para os interessados no assunto "entenderem" o porque de tudo:
   Esta minha amiga, possui um "relacionamento complicado" há um bom tempo, dentro deste relacionamento, todas as vezes que a mesma entrava em conflito com o namorado, ou que ele fazia algo que ela não gostava, a mesma se sentia sufocada e resolvia desabafar com as "amigas", cada uma de suas amigas, se sentiam no direito e no dever de opinarem em seu "relacionamento complicado", umas diziam para ela sair dessa, outras que com certeza ela "arrumaria" alguém melhor que ele com certeza, outras falavam para ela continuar, e assim os mais diversos conselhos ela ia absorvendo, até chegar um pouco em que ela não conseguia mais ter dicernimento para resolver seus próprios conflitos e ver qual as melhores soluções a serem tomadas. Por fim, minha querida amiga quase "enlouquecendo" resolveu pedir demissão da empresa em que trabalhava e passar uns meses fora do Brasil e longe de todos para colocar tudo em ordem.
   O grande problema meus amigos, é que dentro de um relacionamento, so as pessoas que estão dentro dele é que sabem os pesos das ações internas, outro grande probleminha em que todos os "conselheiros de plantão" se esquecem, é que quando há AMOR dentro do relacionamento, fica ainda mais difícil opinar já que as pessoas falam mais do que devem na hora do "desabafo" com os "amigos". Pois é, minha querida amiga, acabou voltando para o Brasil, não conseguiu ficar longe da família, e muito menos, do ex-namorado (ex sim, já que ela literalmente "chutou o pau da barraca", com tantos conselhos), e ele claro, jamais deixou-a em paz, já que não conseguia ficar longe de quem ele amava tanto mesmo com os conflitos. Por fim, o tempo que passaram separados, acabou servindo para várias aprendizagens: Primeiro os conflitos sempre existiram e cabe somente aos envolvidos no relacionamento resolve-los;
Segundo, quando formos "desabafar" com amigos, que sejam somente os íntimos, e principalmente, os íntimos que sabem respeitar nossos sentimentos;
e por último, quanto mais, nos mantermos discretos em relação a nossa vida pessoal, quanto menos pedirmos opiniões alheias e conselhos para as pessoas, mais conseguiremos ser felizes e evoluir com nossos próprios erros e acertos...
   Minha amiga meus queridos, hoje se mantem o mais discreta possível em sua vida pessoal, esta feliz com um novo trabalho e acabou de ficar noiva!!!!
Ahhhh, o mais engraçado de tudo, é que as vezes as pessoas que mais criticam sua vida e seu relacionamento, são as pessoas que tem os piores relacionamentos possíveis, pessoas frustradas que adoram apontar o dedo e se esquecem de olhar suas próprias vidas!!!







Sejam Felizes, evoluam, reflitam e caminhem sempre para frente tentando não cometer os erros já cometidos!!!

Aninha Santos