quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ampliando Horizontes...

  Dando-lhe a habilidade de pensar, o Criador permitiu que a criatura humana pudesse transmitir e, ao mesmo tempo, receber idéias, opiniões, pontos de vista e juízo sobre a sua existência, o Universo e a Natureza, enfim sobre o mundo em que vive e sobre si mesma.
  São compreensíveis a postura de descrença e o espírito de rejeição dos conceitos e visão de mundo dos outros. Frequentemente, para tudo e para todos, os indivíduos têm sempre uma palavra de crítica velada ou explícita.
  Não tivesse o homem essa admirável capcidade de pensar e contestar, a humanidade seria um aglomerado de seres similares e inexpressivos, nivelados de forma simplista, infrutíferos, e incapazes de realizar qualquer coisa diferenciada no Planeta.
  A propósito, disse Voltaire, se referindo à contestação: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las".
  Creditamos à heterogeneidade do pensamento reflexivo uma função essencial em prol de uma vida melhor e, simultaneamente , uma fonte vital de progresso psicológico que elucida e expande as consciências.
  Afinal, o ato de pensar - exercer a capacidade de julgamento, dedução ou concepção - é, para o ser humano, uma importante "arma de defesa" contra as adversidades da vida, ou "abrigo seguro" contra qualquer tipo de pressão interna ou externa.
  A interpretação é criadora. Há hermenêuticas que são redutoras e destrutivas, enquanto outras são amplicadas e construtivas. Temos um saber relativo do absoluto, mas cada entendimento complementa o outro, como os raios do sol; no entanto, nenhum raio é todo o sol.
  Não podemos ter uma visão afunilada por aquilo que sabemos, pois quem possui essa postura perante o mundo é considerado um ser obtuso. Por vezes, encontramos seres restritos, mas repletos de títulos acadêmicos e cursos de pós-graduação.
  Nossa maior tragédia é supor que já chegamos a algum lugar ou conhecemos tudo, e interrompemos a nossa marcha de ser caminhante no processo de crescimento contínuo...
Texto retirado do livro: Um modo de entender, uma nova forma de viver. Francisco do Espírito Santo Neto ditado por Hammed


Esse é o primeiro de muitos textos que pretendo publicar junto com comentários e experiências vividas, o meu propósito e discutir as várias formas de vermos e vivermos a vida, afim de adquirir mais conhecimento com as opiniões postadas.
Afinal de contas, são as várias formas de ver o mundo que torna a vida mais emocionante!!!!

Sejam Felizes
Aninha Santos