quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aprendendo a nos amar

  Em verdade, o exercício da aprendizagem do amor inia-se pelo amor a si mesmo e, consequentemente, pelo amor ao próximo, chegando ao final à plenitude do amor a Deus.
  Esses elos de amor se prendem uns aos outros pelo sentimento de afeto desenvolvido e conquistado nas múltiplas experiências acumuladas no decorrer do tempo em que nossas almas estagiaram e aprenderam a conviver e melhorar.
  Muitos de nós nos comportamos como se o amor não fosse um sentimento a ser aprendido e compreendido. Agimos como se ele estivesse inerte em nosso mundo íntimo, e passamos a viver na espera de alguém ou de alguma coisa que possa despertá-lo do dia para a noite.
  Vale considerar que, quanto mais soubermos amar, mais teremos para dar; quanto maior o discernimento no amor, maior será a nossa habilidade para amar; quanto mais compartilhá-lo com os outros, mais amplificaremos nossa visão e compreensão a respeito dele.
  Iniciamos a conquista do amor pleno pelos primeiros degraus da escada da evolução. No começo, nossas qualidades e valores íntimos se encontravam em estado embrionário, ao longo de nossas vivencias, estruturaram-se entre as experiências do sentimento e as do raciocínio. Quando congelamos a concepção sobre o amor, passamos a enxergá-lo de forma romântica e simplista.
  O amor a Deus e aos outros como a si mesmo é noção que se vai desenvolvendo pelas bençãos do tempo. As belezas do Universo nos são reveladas à proporção que amamos; só assim nos tornamos capazes de percebê-las cada vez mais e em todos os lugares.
  Disse Jesus que toda lei e os profetas se acham contidos nestes dois mandamentos:" Amar´s ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo omo a ti mesmo".
  Apenas damos ou recebemos aquilo que temos. Quem ainda não aprendeu a amar a si próprio não pode amar aos outros. Não peçamos amor antes de dá-lo a nós mesmos, pois o amor que tenho é o que dou e o que recebo.
  À medida que aprendemos a nos amar, adquirimos uma lucidez que nos proporciona identificar nos conflitos um alerta de que estamos indo na direção contrária à nossa maneira de sentir e de pensar. Quanto mais aprendemos a nos amar, mais nos desvinculamos de coisas que não nos são saudáveis, a saber: pessos, obrigações, crenças e tudo que possa nos invadir a individualidade e nos prostrar ou rebaixar. Muitos chamarão essa atitude de egoísmo, no entanto deveremos reconhecê-la como o ato de amar a si mesmo.
  Quando nos colocarmos a serviço do amor verdadeiro, a auto-estima nascerá em nossa vida como valiosa aliada nas dificuldades existenciais.

Texto retirado do livro: Um Modo de entender, uma nova forma de entender.
Autor: Francisco do Espírito Santo Neto ditado por Hammed

  Bom, o tema de hoje é o Amor, puro, bruto e essencial para a vida de todos os seres humanos, e podemos ainda dizer seres vivos, até tentei me lembrar de algum outro livro dos muitos que já li que falam sobre o amo para colocar neste post, até fui na minha pequena biblioteca particular, mas nenhum me veio a vista para completar essa linha de raciocínio.
  O fato é que o Amor, sentimento lindo, porém muitas vezes confundido com outros, não esta na nossa sociedade sendo muito utilizado, nem o amor próprio e muito menos amor pelo próximo, o que vemos com muita naturalidade são pessoas mesquinhas, que apesar de pensarem somente em si mesmas, o faz de forma um tanto quanto duvidosa, já que o amor próprio faz com que as pessoas se sintam completas, ou ainda, satisfeitas sem confundir com conformismo claro, ao contrário, pessoas que se dizem felizes com auto estima saudável e amor próprio forte buscarem cada vez mais satisfação em paixões doentias e passageiras, consumismo, alimentação exagerada entre outras formas de compensação.
  Pior do que as pessoas fazem consigo em relação ao falso amor que as mesmas cultivam (lembrando que estamos falando de amor prórprio), são o que fazem com seus semelhantes. Desrespeito, agressividade, mentiras, sabotagem, e ainda piora quando olhamos melhor e vemos a violência em busca do consumo absoluto e abuso de drogas que levam pessoas a cometerem crimes, assassinatos, e as guerras, nossa, muita falta de amor.
  Bom, mas como diz o sábio Mahatma Gandhi "O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo” e ainda, "Devemos expandir o círculo do nosso amor até que ele englobe todo o nosso bairro; do bairro, por sua vez, deve desdobrar-se para toda a cidade; da cidade para o estado, e assim sucessivamente até o objeto do nosso amor incluir todo o universo."
  Eu ainda acredito no amor, na família e na felicidade mesmo com as tristezas que passam por nossas vidas!!!!



Estou anexando o link do video do programa Direção Espiritual com o Padre Fábio de Melo, esta falando sobre os tipos de amor, espero que gostem...
http://www.youtube.com/watch?v=jZj_8ukbpxY


Esta é a nova música do Daniel e Padre Fábio para quem quiser escutar
http://www.youtube.com/watch?v=ugk_4FSdjBc&feature=related


Reflitam:
...
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar,
Na verdade não há.

Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não entendem
Mas você não entende seus pais.
Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo
São crianças como você.
O que você vai ser
Quando você crescer


Sejam Felizes

Aninha Santos

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ampliando Horizontes...

  Dando-lhe a habilidade de pensar, o Criador permitiu que a criatura humana pudesse transmitir e, ao mesmo tempo, receber idéias, opiniões, pontos de vista e juízo sobre a sua existência, o Universo e a Natureza, enfim sobre o mundo em que vive e sobre si mesma.
  São compreensíveis a postura de descrença e o espírito de rejeição dos conceitos e visão de mundo dos outros. Frequentemente, para tudo e para todos, os indivíduos têm sempre uma palavra de crítica velada ou explícita.
  Não tivesse o homem essa admirável capcidade de pensar e contestar, a humanidade seria um aglomerado de seres similares e inexpressivos, nivelados de forma simplista, infrutíferos, e incapazes de realizar qualquer coisa diferenciada no Planeta.
  A propósito, disse Voltaire, se referindo à contestação: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las".
  Creditamos à heterogeneidade do pensamento reflexivo uma função essencial em prol de uma vida melhor e, simultaneamente , uma fonte vital de progresso psicológico que elucida e expande as consciências.
  Afinal, o ato de pensar - exercer a capacidade de julgamento, dedução ou concepção - é, para o ser humano, uma importante "arma de defesa" contra as adversidades da vida, ou "abrigo seguro" contra qualquer tipo de pressão interna ou externa.
  A interpretação é criadora. Há hermenêuticas que são redutoras e destrutivas, enquanto outras são amplicadas e construtivas. Temos um saber relativo do absoluto, mas cada entendimento complementa o outro, como os raios do sol; no entanto, nenhum raio é todo o sol.
  Não podemos ter uma visão afunilada por aquilo que sabemos, pois quem possui essa postura perante o mundo é considerado um ser obtuso. Por vezes, encontramos seres restritos, mas repletos de títulos acadêmicos e cursos de pós-graduação.
  Nossa maior tragédia é supor que já chegamos a algum lugar ou conhecemos tudo, e interrompemos a nossa marcha de ser caminhante no processo de crescimento contínuo...
Texto retirado do livro: Um modo de entender, uma nova forma de viver. Francisco do Espírito Santo Neto ditado por Hammed


Esse é o primeiro de muitos textos que pretendo publicar junto com comentários e experiências vividas, o meu propósito e discutir as várias formas de vermos e vivermos a vida, afim de adquirir mais conhecimento com as opiniões postadas.
Afinal de contas, são as várias formas de ver o mundo que torna a vida mais emocionante!!!!

Sejam Felizes
Aninha Santos